Crise nos negócios? Invista na internet

Crise nos negócios? Invista na internet

A internet sempre foi uma aliada dos negócios, mas agora ela virou a única alternativa para muitos deles. O isolamento social provocado pelo coronavírus levou todo mundo para as redes sociais. E se você tem uma empresa, o mundo virtual se tornou o melhor lugar para continuar conectado aos seus clientes e não ser esquecido. Então, use o marketing digital ao seu favor.

Confira 8 dicas

1. Invista em presença digital

Antes de pensar em estratégias digitais, avalie a maturidade atual da sua empresa na internet. Se ela já está nas principais redes sociais, mas não tem um site, este é um bom momento para dar esse novo passo.
2. Conheça o seu público
Conhecer seus clientes e seguidores é essencial para definir qualquer estratégia. Isso envolve desde mapear as redes sociais que eles mais usam até conhecer seus hábitos e preferências.

3. Ofereça conteúdos de valor

Um dos pilares do marketing digital é oferecer conteúdo aos clientes sem a intenção de venda imediata, apostando na construção de um relacionamento que, depois, poderá trazer frutos. A estratégia é ainda mais importante nesse momento, já que eles, assim como você, estão preocupados com a pandemia.

4. Humanize sua marca

Compartilhar os bastidores do seu negócio também pode ajudar a se conectar melhor com os clientes – e servir de base para apoiá-los. No caso de restaurantes atendendo por delivery, é interessante mostrar quais cuidados têm sido tomados na cozinha para evitar contaminações.

5. Invista na geração de leads

Em linhas gerais, leads podem ser definidos como pessoas (ou empresas) que entraram em contato com sua empresa e têm potencial para se tornarem clientes. Mesmo que eles não fechem negócio agora, ter essa base de pessoas pode gerar resultados no médio e longo prazo.

6. Considere investir em anúncios online

Embora a construção de relacionamento a longo prazo seja importante, estratégias de curto prazo ajudam a ganhar fôlego neste momento. Uma das possibilidades é investir em anúncios de plataformas online, como o Google e as próprias redes sociais.

7. Defina objetivos e meça os resultados

Para que os anúncios, a comunicação ou qualquer outra estratégia dê certo, é preciso antes ter definido bem os seus objetivos.

8. Acompanhe as mudanças de comportamento

A urgência de evitar a disseminação do coronavírus pelo mundo fez com que ele se tornasse pauta em todos os lugares, da internet à televisão. Com o tempo, a tendência é que haja uma saturação. Quando isso tudo passar, vai ter mais gente online e muitos serviços continuarão sendo realizados de forma virtual.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios